Um ensino de excelência, uma criança, um futuro repleto de possibilidades!

Escola Palatina

O lema do nosso Colégio é: “Um ensino de excelência, uma criança, um futuro repleto de possibilidades!”, que expressa claramente a visão do ensino presente na nossa cultura de escola, em que cada criança tem caraterísticas próprias que, se desenvolvidas na sua plenitude, lhe possibilitarão crescer em todos os sentidos e assumir-se como membro ativo da sociedade, fornecendo assim uma formação mais ampla à criança.

É nesta base que se alicersa a escola palatina, a técnica de formação admnistrada nos palácios das nobresas e monarquias europeias. Onde um ensino completo e transversal a todas as àreas, matérias e anos era proporcionado a uma turma familiar.

A sala do 1.º Ciclo deve ser um local onde a criança manifesta os seus interesses, motivações e talentos. Os espaços, os equipamentos e o ambiente existente promovem o desabrochar desses talentos, colocando-os ao serviço da criança, no fortalecimento da sua auto-estima.

À escola cabe ainda o papel de se manter atualizada, procurando acompanhar as melhores práticas na área da educação, incutindo nos docentes e alunos um pensamento à escala global e uma postura de melhoria contínua.

P1010001.JPG

O papel do professor de 1.º Ciclo é essencial, planifica e orienta. O professor faz o processo avançar, através da dinamização e muito importante, da avaliação, cabendo-lhe igualmente a função de promover o respeito pelas regras de convivência e a disciplina.

Por outro lado, os resultados e o sucesso das aprendizagens não podem ser esquecidas. O esforço, o empenho e a dedicação devem ser premiados e o alcance da excelência uma meta a alcançar..