No Pátio encontras tudo o que precisas! 

Uma escola onde podes bem crescer, de pequenino ao 1º ciclo e mesmo depois no apoio aos teus estudos.

Nas férias, um programa recheado de aventuras, amigos e experiências onde te podes divertir até ao infinito!

Para além disto tudo, e porque o inglês hoje é tão importante, podes certificar-te no nosso Cambridge English - centro de preparação oficial para os exames mundialmente reconhecidos de inglês.

Colégio

No nosso Berçário e na nossa Creche: Acarinhamos-Cuidamos- Estimulamos

No Pré-Escolar: Educamos-Ensinamos-Promovemos o Desenvolvimento

No 1º Ciclo: Proporcionamos uma profunda, enriquecida e ampla formação de base.

centro de estudos

Prestamos um serviço de acompanhamento ao estudo que respeita o ritmo de trabalho de cada aluno e a sua individualidade, deste modo, definimos estratégias adequadas à personalidade e dificuldades de cada aluno, para que tenham todo o apoio necessário para o bom desempenho escolar.

programa de férias

Acampamento de Páscoa.

Verão - Praia - Piscina

Visitas Culturais

Piqueniques

Atividades Recreativas

Workshops

No nosso Berçário e na nossa Creche respeitamos a individualidade, o ritmo e as necessidades de cada bebé, promovendo um ambiente acolhedor e de conforto.

É importante conhecer as fases de desenvolvimento de cada bebé, tendo em conta os principais marcos de desenvolvimento: motor, cognitivo e emocional.

Deste modo, desenvolvemos estratégias na implementação das rotinas, dando a conhecer o dia-a-dia, aprendendo a prever os acontecimentos diários, sendo este um papel fundamental na aquisição da afetividade e na relação de confiança.

Com eles:

  • Iniciamos as atividades de exploração do ambiente, das suas emoções e sentimentos;
  • Incrementamos um desenvolvimento que possibilita a socialização do seu bebé, planeando os ambientes de forma a satisfazer e a tornar acessíveis desde os objetos pessoais a brinquedos e outros.
  • Promovemos o desenvolvimento motor através de estímulos à motricidade fina e grossa, desde as brincadeiras táteis (através da exploração de várias texturas) às brincadeiras sonoras (como estímulo ao desenvolvimento da comunicação), passando pelo processo de rolar até à fase de andar.

Uma sala unida em torno de cada aluno

 

“Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas.”

(Augustina Bessa-luís)

 
053 (2).JPG

No Pré-escolar (dos 3 aos 5 anos), desenvolvemos um percurso comunicativo, pautado pelo respeito da individualidade de cada criança e pelo otimismo, proporcionando ambientes e momentos que contribuam para o desenvolvimento físico, afetivo, social e intelectual dos alunos

019.JPG

O ambiente educativo é organizado tendo em conta vários objetivos, descritos na Lei-quadro da Educação Pré-escolar, e ainda nas Áreas de Conteúdo reconhecidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré- escolar, sendo elas:

- Área de Formação Pessoal e Social

- Área de Expressões/Comunicação

 a) Domínio das Expressões (Motora/ Dramática/ Plástica/Musical)

 b) Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

 c) Domínio da Matemática

- Área do Conhecimento de Mundo.

Um ensino de excelência, uma criança, um futuro repleto de possibilidades!

Escola Palatina

O lema do nosso Colégio é: “Um ensino de excelência, uma criança, um futuro repleto de possibilidades!”, que expressa claramente a visão do ensino presente na nossa cultura de escola, em que cada criança tem caraterísticas próprias que, se desenvolvidas na sua plenitude, lhe possibilitarão crescer em todos os sentidos e assumir-se como membro ativo da sociedade, fornecendo assim uma formação mais ampla à criança.

É nesta base que se alicersa a escola palatina, a técnica de formação admnistrada nos palácios das nobresas e monarquias europeias. Onde um ensino completo e transversal a todas as àreas, matérias e anos era proporcionado a uma turma familiar.

A sala do 1.º Ciclo deve ser um local onde a criança manifesta os seus interesses, motivações e talentos. Os espaços, os equipamentos e o ambiente existente promovem o desabrochar desses talentos, colocando-os ao serviço da criança, no fortalecimento da sua auto-estima.

À escola cabe ainda o papel de se manter atualizada, procurando acompanhar as melhores práticas na área da educação, incutindo nos docentes e alunos um pensamento à escala global e uma postura de melhoria contínua.

P1010001.JPG

O papel do professor de 1.º Ciclo é essencial, planifica e orienta. O professor faz o processo avançar, através da dinamização e muito importante, da avaliação, cabendo-lhe igualmente a função de promover o respeito pelas regras de convivência e a disciplina.

Por outro lado, os resultados e o sucesso das aprendizagens não podem ser esquecidas. O esforço, o empenho e a dedicação devem ser premiados e o alcance da excelência uma meta a alcançar..

1º Ciclo – 2º Ciclo – 3º Ciclo

No apoio ao estudo colocamos em prática um plano de trabalho individualizado para cada aluno, de acordo com as suas dificuldades, motivações e apetências nas diferentes áreas do saber desenvolvendo as suas capacidades e o seu aproveitamento escolar.

Aplicamos e desenvolvemos hábitos e métodos de estudo de acordo com o seu nível de escolaridade.

Também desenvolvemos ações e tarefas que rentabilizem as aprendizagens e promovam o gosto pela aprendizagem, como testes de diagnóstico, fichas de trabalho, pesquisas de informação relevante, esquematizações e sínteses das matérias.

Revemos as matérias lecionadas durante o período letivo.

Organizamos o tempo e as tarefas dos alunos, de modo personalizado.

Auxiliamos na realização dos trabalhos de casa e outros trabalhos científicos solicitados na escola.

Preparamos os nossos alunos para os testes e exames.

Proporcionamos trabalhos de grupo e ações de ajuda mútua e camaradagem.

Proporcionamos a utilização de TICs e materiais didáticos.

As Nossas Atividades Extracurriculares

Inglês – Ginástica – Música – Piscina Lúdica

 

Fazem todas parte do nosso plano de estudo básico que todos os meninos têm incluido na nossa formação.

 

GINÁSTICA

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e relacionam-se com o mundo em que vivem.
A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.

MÚSICA

A música é muito importante para o nosso desenvolvimento e vai além daquilo que ouvimos. Quando inserida na rotina das crianças, a música contribui para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor. Tem um poder criador e libertador, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Possui um papel importante na sua educação. A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver a sua memória e atenção. 

INGLÊS

A aprendizagem de uma língua estrangeira desenvolve no aluno estratégias de aprendizagem importantes para o desenvolvimento do pensamento e aquisição do conhecimento sistematizado. Sendo elas: estratégias de memorização, estratégias cognitivas e estratégia de compensação. Pesquisas comprovam que as crianças na faixa etária dos 3 anos têm mais facilidade para a aprendizagem de línguas.
Wendy Scott na sua obra Teaching English to Children (1997) fala sobre o crescimento do ensino de inglês para crianças nos últimos tempos, apontando como um dos motivos a introdução desta língua nas escolas primárias europeias.

Comenius 

O Programa COMENIUS visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da actividade educativa. 

O Colégio "O Pátio das Andorinhas" candidatou-se e foi eleito pelo Ministério da Educação como um dos parceiros do Programa COMENIUS na vertente de Parcerias Multilaterais entre Escolas.  

Trouxemos assim, todos os nossos parceiros a Portugal, levando igualmente os nossos alunos à Lituânia, Turquia, Inglaterra e Grécia executando o nosso projecto comum: "Show Your Talent". Onde alunos e professores partilharam conhecimentos, novas formas de ensino, estudo e trabalho.

 

Organização de Festas

O Pátio das Andorinhas é o espaço perfeito para uma festa de aniversário inesquecível! Conheça este espaço mágico onde os sonhos das suas crianças se podem tornar realidade.

Convidamo-los, por isso, a que venha visitar-nos!!


Em conjunto vamos organizar festas inesquecíveis, fazer eventos únicos e criar momentos marcantes e memoráveis!